Assista o video
Durante o evento, Governo do Estado, Seduc, Sesp e PolÃtica Militar assinaram Termo de Cooperação Técnica visando redução dos nÃveis de violência dentro e no entorno das escolas da localidade.
Cerca de 500 pessoas entre pais, alunos, profissionais da educação e moradores do bairro Pedra 90 em Cuiabá, conheceram na noite desta segunda-feira (24.10) o projeto de construção de quatro novas escolas e um centro esportivo-cultural no bairro Pedra 90, em Cuiabá. O evento, realizado na quadra da Paróquia São Pedro, contou com as presenças do governador do Estado, Pedro Taques, dos secretários de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, e de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, e do comandante-geral da PolÃcia Militar, Coronel Gley Alves de Almeida Castro, entre outros.
O secretário Marrafon explicou que as obras fazem parte do Novo Sistema Educacional do Pedra 90, que pretende transformar a região por meio da educação. “Esse preceito passa pela construção de novas escolas, mas também pela realização de projetos educacionais e apoio da segurança pública para que possamos mudar a realidade da comunidade local”, informou. Marrafon destacou, ainda, que a ideia é construir um sistema completo, com cidadania, segurança, ensino, inovação e novas unidades escolares.
O titular da Seduc informou à comunidade que as quatro escolas estaduais e o centro esportivo-cultural serão construÃdos no lugar de três unidades que já existem no bairro: Rafael Rueda, Malik Didier e Mário de Castro. Cada escola terá 18 salas de aula, todas equipadas com ar-condicionado, com capacidade total para atender 3.600 alunos. Hoje, cada unidade contempla até 3.239 estudantes e, por isso, 334 alunos do Pedra 90 têm que estudar em escolas fora do bairro. Ao todo serão beneficiadas 100 mil pessoas.
Uma das novas unidades funcionará em tempo integral, outra adotará metodologia da Escola Estadual da PolÃcia Militar Tiradentes e as outras duas serão de ensino regular. As unidades contarão com uma infraestrutura inteligente, que privilegiará a economia de água e luz, por meio de sistemas de reuso de águas pluviais, instalação de placas de captação de energia solar e da utilização de iluminação em LED. Todas as escolas possuirão, ainda, internet Wi-Fi, informou o secretário
Educação
A escolha do bairro para receber o projeto é resultado de um estudo realizado pela equipe técnica da Seduc, que identificou a região como sendo uma das mais carentes por inovação. Com 22.127 habitantes, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), o Pedra 90 é um dos bairros mais populosos de Cuiabá, e que também enfrenta problemas associados à vulnerabilidade social.
O governador Pedro Taques reconheceu a importância do projeto para a região do Pedra 90 e do Cinturão Verde para a promoção da cidadania, por meio de uma maior ligação entre a educação, cultura e segurança. “A ideia é construir aqui a primeira unidade modelo de Mato Grosso, na concepção de uma escola atrativa. Além disso, a intenção é criar uma nova relação entre a comunidade e a escola, na qual pais, responsáveis, lideranças de bairro, estudantes criem o sentimento de pertencimento”, sustentou.
Segundo Taques, os projetos de escolas inovadoras devem ser levados a localidades mais periféricas. “Temos o compromisso de construir aqui essas unidades e tenho certeza que no final de 2017 teremos um dos projetos já concretizados. Mas nós precisamos da ajuda da comunidade, para que nos auxilie na fiscalização e para que se faça presente durante esse processo”, pediu.
Todo o projeto está previsto no Programa Pró-Escolas, que será lançado em breve pelo Governo do Estado e terá ações nos eixos Estrutura, Ensino e Inovação em toda a rede pública estadual.
Termo de Cooperação Técnica
Durante o evento, o governador, os secretários e a PolÃcia Militar assinaram um Termo de Cooperação Técnica com o objeto de reduzir os nÃveis de violência, dentro e no entorno das escolas. Além de combater a evasão escolar, promovendo integração e parceria entre a escola, famÃlia, polÃcia e comunidade, melhorando o ambiente e o relacionamento entre as pessoas.
O termo atenderá as atividades desenvolvidas pela Rede Cidadã dentro do municÃpio de Cuiabá e, conforme a necessidade de outros municÃpios, também poderá se estender a eles com o objetivo de prevenir a violência e a criminalidade com atendimento dentro da metodologia do projeto, caracterizando polÃticas públicas de prevenção a violência e a criminalidade, bem como a proteção à criança e ao adolescente.
O secretário de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, ressaltou que a atual gestão aparelhou a pasta com 3.550 novos profissionais, renovação de frota, investimento de cerca de R$ 3 milhões no setor de inteligência, dentre outras ações.
Jarbas avaliou que somente em 2016, foram presas 12 mil pessoas, mas que esse número não traz alegrias. “Não é prendendo pessoas que vamos mudar nossa sociedade, mas sim com educação. Por isso, a beleza do trabalho da Seduc-MT no bairro. É com programas sociais e com esse formato de educação que nós vamos transformar o nosso Estado, a nossa cidade e o Pedra 90”, elogiou.
Fonte: Governo de MT